terça-feira, 10 de maio de 2011

O projeto...

EMEF “Prof. Vera Babo de Oliveira”
Turma: Bonde da Tecnologia
Representantes: Amanda e Gustavo
Profª Jacqueline Mota Ferreira

Astronomia: Um Universo a ser descoberto

JUSTIFICATIVA
O ser humano sempre buscou compreender o funcionamento do Universo e desvendar seus mistérios do espaço (estrelas, planetas, galáxias,etc.), a astronomia vem trazendo inúmeros benefícios; ampliando o saber e a tecnologia; por isso surgiu o interesse em conhecer, estudar e entender melhor o sistema que permeiam o Universo, gerando  conhecimento sobre o espaço em que vivemos.

OBJETIVO GERAL
Estimular e despertar o gosto pela ciência, buscando conhecer e compreender o universo e seus mistérios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceituais
Entender o conceito básico de astronomia;
Conhecer a história da viagem DO HOMEM À LUA;
Conhecer sobre exploração espacial;C
Conhecer os planetas do sistema solar, o satélite da terra, a lua e o sol;C
Conhecer a história do telescópio e o foguete;

Atitudinais
Aprender a trabalhar em grupo;
 Perceber a importância do desenvolvimento da autonomia, da criatividade, das relações interpessoais e do espirito cooperativo;
Respeitar as diferenças;
Ter autonomia;
 Ser consciente que é o protagonista;
 Promover a interação e o desenvolvimento social;

Procedimental

Estimular o pensamento científico;
Despertar a criativiadade;
Desenvolver o gosto pela ciência;
Proporcionar interação entre os alunos;
Instigar o processo de pesquisa;
Analisar as características dos planetas;
Construir tabelas;
Construir foguetes;
Confeccionar personagens;
Debater em torno de descobertas e viagens espaciais;
Construir um blog da turma e individual;
Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos;
Utilizar as habilidades tecnológicas;

DISPARADOR
Vídeo: O Sistema Solar
ÍNDICE COLETIVO
Quem inventou o telescópio? (Isabella)
Como funciona um telescópio? (Priscila)
Quem inventou o foguete? (Gustavo)
Qual é o maior planeta do sistema solar? (Pedro, Amanda)
Quantos metros têm os planetas? (Pedro)
Qual a distância entre os planetas? (Maria Eduarda e Beatriz)
Quantos planetas têm no sistema solar? (Paola)
Tem vida em outro planeta? (Miguel)
Qual a temperatura do Sol? (Isabella)
Quem foi o primeiro homem que chegou à Lua? (Priscila, Vitória, Luiz)
Como se chama aqueles buracos que tem na Lua? (Miguel)
O que é gravidade? (Larissa)
Onde está a lua no sistema solar? (Miguel)
Como é a Terra? (Gustavo)
Tem planeta do tamanho da terra? (Beatriz)
Qual a gravidade de Júpiter? (Gustavo)
Qual a temperatura de Mercúrio? (Priscila)
ÁREAS DE CONHECIMENTO



PLANO DE AÇÃO
QUANDO
O QUE
COMO
QUEM


15/03

Tema
Contrato Didático
Representante
Nome da turma

Votação
Coletivamente
Eleição
Sugestões e votação


Alunos

22/03

Disparador

Índice Individual

Índice Coletivo

Apresentação de vídeo para expandir a curiosidade do tema.
Por escrito individualmente sobre o tema através de questões “O que sei”.


Por escrito em grupo de 4 alunos , “O quero saber”.




Alunos


29/03

Justificativa, Objetivo, Área de Conhecimento e Plano de Ação

Oralmente, com as questões O que? e Para que? na qual foram estimulados a refletir.




Alunos


05/04

Plano de Ação
Explicar o que e e-mail e blog.

Criar email

Coletivamente
Oralmente

Individualmente cada um preenchendo dados solicitados.

Alunos
Professora

Alunos


12/04

Pesquisar sobre: Telescópio,Sistema Solar, Lua, Sol, Galáxia, Gravidade.

Anotar pontos importantes.

Em duplas pesquisar tema proposto nos livros, internet.



Escrever no caderno de pesquisa.




Alunos

19/04

Socializar as pesquisas

Os grupos irão expor os pontos importantes da pesquisa.


Alunos

26/04

Pesquisar Planetas

Cada grupo irá pesquisar características dos planetas.

Alunos

03/05
Atividade idade e peso em outros planetas (curiosidade)
Cada aluno irá calcular a idade e peso em outro planeta.

Alunos

10/05

Exploração espacial

Assistir vídeo no Datashow sobre viagem espacial.


Alunos

17/05

Viagem do homem na lua

Vídeo e texto.
Atividade escrita

Alunos

24/05

Viagem do homem na lua

Vídeo e texto.
Atividade escrita

Alunos

31/05


Vídeo: Marcos Pontes

Assistir vídeo no Datashow sobre viagem espacial.

Alunos

07/06
Construir um foguete e fazer a experiência de lançamento.
Com materiais diversos, observando a trajetoria do foguete anotando a distância do lançamento.
Alunos

14/06

Atualizar blog

Cada aluno atualiza seu blog.

Alunos

21/06

Construção da maquete ou painel

Em grupo.

Alunos
28/06

Construção da maquete ou painel

Em grupo.

Alunos

05/07

Construção da maquete ou painel

Em grupo.

Alunos

RECURSOS
Livros, computadores, internet, maquina fotográfica, data show, dvd, televisão, sucata, cartolina.
AVALIAÇÃO
Pretendo avaliar de modo processual, contínuo e reflexivo o desenvolvimento das atividades durante o projeto, analisando o envolvimento do aluno, o trabalho em grupo, iniciativa, criatividade e autonomia.

PRODUTO FINAL
 Maquete ou Painel.  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sites de pesquisa sobre astronomia
Revista Nova Escola
Revista Pátio
Coleção Almanaque do Sítio: Invenções Geniais
Atlas Visual da Ciência. Exploração Espacial. Barcelona: Sol 90
Exploradores do saber. Como funciona O Universo uma cominação perfeita. São Paulo: Libsa
WILLIAMS, B. Aprendendo sobre O Universo. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Fundamental. Brasília: 1997
NOGUEIRA, N. Pedagogia dos Projetos. São Paulo: Érica, 2010

Publicado por Maria Eduarda e Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário