EMEF “Prof. Vera Babo de Oliveira”
Turma: Bonde da Tecnologia
Representantes: Amanda e Gustavo
Profª Jacqueline Mota Ferreira
Astronomia: Um Universo a ser descoberto
JUSTIFICATIVA
O ser humano sempre buscou compreender o funcionamento do Universo e desvendar seus mistérios do espaço (estrelas, planetas, galáxias,etc.), a astronomia vem trazendo inúmeros benefícios; ampliando o saber e a tecnologia; por isso surgiu o interesse em conhecer, estudar e entender melhor o sistema que permeiam o Universo, gerando conhecimento sobre o espaço em que vivemos.
OBJETIVO GERAL
Estimular e despertar o gosto pela ciência, buscando conhecer e compreender o universo e seus mistérios.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceituais
Entender o conceito básico de astronomia;
Conhecer a história da viagem DO HOMEM À LUA;
Conhecer sobre exploração espacial;C
Conhecer os planetas do sistema solar, o satélite da terra, a lua e o sol;C
Conhecer a história do telescópio e o foguete;
Entender o conceito básico de astronomia;
Conhecer a história da viagem DO HOMEM À LUA;
Conhecer sobre exploração espacial;C
Conhecer os planetas do sistema solar, o satélite da terra, a lua e o sol;C
Conhecer a história do telescópio e o foguete;
Atitudinais
Aprender a trabalhar em grupo;
Perceber a importância do desenvolvimento da autonomia, da criatividade, das relações interpessoais e do espirito cooperativo;
Respeitar as diferenças;
Ter autonomia;
Ser consciente que é o protagonista;
Promover a interação e o desenvolvimento social;
Procedimental
Estimular o pensamento científico;
Despertar a criativiadade;
Desenvolver o gosto pela ciência;
Proporcionar interação entre os alunos;
Instigar o processo de pesquisa;
Analisar as características dos planetas;
Construir tabelas;
Construir foguetes;
Confeccionar personagens;
Debater em torno de descobertas e viagens espaciais;
Construir um blog da turma e individual;
Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos;
Utilizar as habilidades tecnológicas;
Estimular o pensamento científico;
Despertar a criativiadade;
Desenvolver o gosto pela ciência;
Proporcionar interação entre os alunos;
Instigar o processo de pesquisa;
Analisar as características dos planetas;
Construir tabelas;
Construir foguetes;
Confeccionar personagens;
Debater em torno de descobertas e viagens espaciais;
Construir um blog da turma e individual;
Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos;
Utilizar as habilidades tecnológicas;
DISPARADOR
Vídeo: O Sistema Solar
ÍNDICE COLETIVO
Quem inventou o telescópio? (Isabella)
Como funciona um telescópio? (Priscila)
Quem inventou o foguete? (Gustavo)
Qual é o maior planeta do sistema solar? (Pedro, Amanda)
Quantos metros têm os planetas? (Pedro)
Qual a distância entre os planetas? (Maria Eduarda e Beatriz)
Quantos planetas têm no sistema solar? (Paola)
Tem vida em outro planeta? (Miguel)
Qual a temperatura do Sol? (Isabella)
Quem foi o primeiro homem que chegou à Lua? (Priscila, Vitória, Luiz)
Como se chama aqueles buracos que tem na Lua? (Miguel)
O que é gravidade? (Larissa)
Onde está a lua no sistema solar? (Miguel)
Como é a Terra? (Gustavo)
Tem planeta do tamanho da terra? (Beatriz)
Qual a gravidade de Júpiter? (Gustavo)
Qual a temperatura de Mercúrio? (Priscila)
PLANO DE AÇÃO
QUANDO | O QUE | COMO | QUEM |
15/03 | Tema Contrato Didático Representante Nome da turma | Votação Coletivamente Eleição Sugestões e votação | Alunos |
22/03 | Disparador Índice Individual Índice Coletivo | Apresentação de vídeo para expandir a curiosidade do tema. Por escrito individualmente sobre o tema através de questões “O que sei”. Por escrito em grupo de 4 alunos , “O quero saber”. | Alunos |
29/03 | Justificativa, Objetivo, Área de Conhecimento e Plano de Ação | Oralmente, com as questões O que? e Para que? na qual foram estimulados a refletir. | Alunos |
05/04 | Plano de Ação Explicar o que e e-mail e blog. Criar email | Coletivamente Oralmente Individualmente cada um preenchendo dados solicitados. | Alunos Professora Alunos |
12/04 | Pesquisar sobre: Telescópio,Sistema Solar, Lua, Sol, Galáxia, Gravidade. Anotar pontos importantes. | Em duplas pesquisar tema proposto nos livros, internet. Escrever no caderno de pesquisa. | Alunos |
19/04 | Socializar as pesquisas | Os grupos irão expor os pontos importantes da pesquisa. | Alunos |
26/04 | Pesquisar Planetas | Cada grupo irá pesquisar características dos planetas. | Alunos |
03/05 | Atividade idade e peso em outros planetas (curiosidade) | Cada aluno irá calcular a idade e peso em outro planeta. | Alunos |
10/05 | Exploração espacial | Assistir vídeo no Datashow sobre viagem espacial. | Alunos |
17/05 | Viagem do homem na lua | Vídeo e texto. Atividade escrita | Alunos |
24/05 | Viagem do homem na lua | Vídeo e texto. Atividade escrita | Alunos |
31/05 | Vídeo: Marcos Pontes | Assistir vídeo no Datashow sobre viagem espacial. | Alunos |
07/06 | Construir um foguete e fazer a experiência de lançamento. | Com materiais diversos, observando a trajetoria do foguete anotando a distância do lançamento. | Alunos |
14/06 | Atualizar blog | Cada aluno atualiza seu blog. | Alunos |
21/06 | Construção da maquete ou painel | Em grupo. | Alunos |
28/06 | Construção da maquete ou painel | Em grupo. | Alunos |
05/07 | Construção da maquete ou painel | Em grupo. | Alunos |
RECURSOS
Livros, computadores, internet, maquina fotográfica, data show, dvd, televisão, sucata, cartolina.
AVALIAÇÃO
Pretendo avaliar de modo processual, contínuo e reflexivo o desenvolvimento das atividades durante o projeto, analisando o envolvimento do aluno, o trabalho em grupo, iniciativa, criatividade e autonomia.
PRODUTO FINAL
Maquete ou Painel.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sites de pesquisa sobre astronomia
Revista Nova Escola
Revista Pátio
Coleção Almanaque do Sítio: Invenções Geniais
Atlas Visual da Ciência. Exploração Espacial. Barcelona: Sol 90
Exploradores do saber. Como funciona O Universo uma cominação perfeita. São Paulo: Libsa
WILLIAMS, B. Aprendendo sobre O Universo. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Fundamental. Brasília: 1997
NOGUEIRA, N. Pedagogia dos Projetos. São Paulo: Érica, 2010
Publicado por Maria Eduarda e Priscila